Pacotes de Atividades
Mais do que um espaço de convívio, o Clube Galega pretende ser um espaço ativo, dinâmico,
capaz de envolver os seus membros e visitantes na cultura e na tradição do azeite e da azeitona.
Visitas ao olival tradicional de azeitona Galega e ao lagar, sessões de contadores de histórias, desafios artísticos
e gastronómicos, e jogos associados ao azeite são algumas das atividades
que fazem parte de um rol em constante crescimento.
Esteja atento!
ROTA DA AZEITONA GALEGA
Envolva-se com a cultura e a tradição da azeitona Galega, numa visita pela terra, ar ou água. Acompanhe o ciclo da azeitona, visite os olivais, do mais tradicional ao mais inovador, que reflectem já as novas técnicas de produção. Continue, caminhe pelas fases de produção do azeite: na apanha inspire, respire o ar puro, sinta nas suas mãos a frescura, o peso, a forma, manche-as com sabor a azeitona. Mais, mergulhe no processo de laboração da Cooperativa, acredite, paira no ar um perfume indescritível. Talvez tenha ainda a possibilidade de ver a garrafa, aquela que quererá levar consigo, a ser preenchida, mais, completa, com uma verdadeira Relíquia da Vidigueira, o nosso azeite.
FIM-DE-SEMANA AZEITADO!
Quebre a inércia que, por vezes, se intromete no seu fim-de-semana. Pegue nos miúdos, ou graúdos, prepara-se, não são só os biscoitos que se querem azeitados. Descubra qual o azeite que melhor acompanha uma sopa de cação, qualquer prato de caça, ou a sua guarnição. Ou, simplesmente, delicie-se, molhe nele o característico pão (alentejano). Pernoite, há ainda as ruínas de São Cucufate para explorar, o artesanato local e o museu a visitar. Deslize pela tradição da azeitona Galega no seu ambiente envolvente.
TERTÚLIAS
Preservar o que é português… Compromisso desafiante. Tendo como pano de fundo a Galega, dará, como se diz, «pano para mangas». Serão organizadas diversas sessões, convidamo-lo a discutir, partilhar as suas opiniões. Das temáticas mais técnicas, envolvendo várias instituições na análise e debate de vários temas relevantes no contexto da cultura do azeite, às preocupações e necessidades do sector, do produtor, ou ainda numa aproximação às temáticas mais próximas de cada consumidor. Participe, desafie-nos também, proponha a sua temática.
VIDIGUEIRA: AZEITE E…
Porque um mais um podem não ser dois. O espírito associativo ensina-nos, juntos seremos melhores. Participe e venha conhecer quem mais Nasce no Alentejo… Além da nossa Relíquia, o Monovarietal de Azeitona Galega. Chá de Oliveira, bombons de azeite, torradas bem tostadas, com azeite regadas, e tantos outros produtos. Cremes, sabonetes, almofadas térmicas com caroços de azeitona aconchegadas, surpreenda-se com a versatilidade da do azeite e da azeitona.
VIDIGUEIRA CRIATIVA
Não é a arte que imortaliza toda e qualquer nação? Ela assume várias formas, depende da nossa, da sua visão. Histórias, contos, anedotas, bandeiras da nossa região, despertar a gargalhada já é para nós uma prova consumada, queremos mais. A azeitona escrita, o azeite fotografado, o olival desenhado, seja uma voz activa, criativa, na preservação do que é português.